Água salgada, água sagrada


in: Soup Surf Mag. ed #19








1. Dia 25 do mês do Ramadão, ano 1432 da Hégira de Maomé. Para nós, dá algures em Agosto, do ano de 2011. O sítio chamava-se Imsouanne e saímos de manhã cedo, para lá chegar ainda cedo.
De Essauira a Imsouanne deu um pouco mais que uma hora, por caminhos áridos, mas sempre perto do mar. O rapaz tinha a minha idade, apesar das marcas cavadas do rosto e as mãos secas lhe darem outra maturidade que eu não tenho. Era lá, em Imsouanne que ele dizia que haviam ondas naquela altura de flat’ada global, mesmo ao lado do pico com as direitas mais compridas de Marrocos. Acreditei nele. Fomos.
Estudou em Espanha, falava por isso bem espanhol. Para mim falava inglês. Foi nesses termos que me dirigi a ele a primeira vez que falámos à porta da sua loja que respirava surf por todas as prateleiras. Mesmo com alguns espanhóis connosco, mesmo que eu lhe falasse em espanhol, a resposta vinha em inglês. Manteve-se fiel a isso, tão fiel quanto era à água do mar.

Tinha um aspecto sossegado, feliz, de bem com a vida. Como toda a gente ali parecia ter a certas horas do dia. A todas quase, menos àquela hora do sol a esconder-se por trás do mar, em que havia pressa de ir fazer a refeição esperada por todo o dia. O Ramadão tem preceitos, todos eles pragmáticos. Não comer enquanto o sol está no alto para lembrar os que não têm que comer e depois dar a estes alguma coisa para passarem a ter o que comer. Reza-se ao Alá cinco vezes por dia a horas certas, e este rapaz, acho que o cumpria, mas de maneira diferente. A oração dele era sentado numa prancha a olhar para a próxima onda. Era nesse sinal que ele via o Deus em que acreditava. Surfava todo o dia para aguentar a disciplina espiritual da fé que tinha. Se estivesse com mais fome que o habitual, ia para a água. Se tivesse pensamentos que achasse que não devesse ter, ia para a água. Se se sentisse cansado, ia para a água. Se se sentisse mais irritado que o costume, ia para a água. Se tivesse vontade de rezar, ia para a água, fazia-o lá. Tudo era razão para ir para a água e quando lá estava, fazia magia, num surf de poesia. O resto do tempo olhava pelo céu, pelo mar, pelos companheiros. Cuidava que ninguém fosse para o lado das rochas, cuidava que todos à sua volta estivessem bem.  Quando vinha a onda, multiplicava-se em força, como se estivesse contido até então e acontecia uma explosão na água com ele a caminhar sobre ela. O nome dele assim testemunhava a pessoa que ele era, vitória de força do mais alto. Chamava-se Nasser Abdelouhad. O nome dele assim significa. Foi com ele que surfei pela primeira vez águas tão claras em que via, a olhar para baixo, peixes, algas e mil cores nas rochas a passar por baixo de mim.

2. Meados de Janeiro do ano 0032 d.C. Médio Oriente. Eu não vi, mas contaram-me que aconteceu. Era um tipo com carisma, que antes de crescer e se tornar conhecido, teve um pai que era carpinteiro. Apesar de não haver notícia de surfistas naquele tempo, os brinquedos eram poucos na altura e, para entreter o filho, o pai deve-lhe ter feito, uma espécie de barco pequeno, talvez em madeira, para o garoto lhe desamparar a loja (a carpintaria) e ir brincar para a água, sem estorvar o trabalho ao pai.

O filho cresceu, tornou-se meio rebelde, meio pregador. Tinha umas conversas que mais pareciam letras de música do Bob Marley. Diz-se que era um tipo pacifico e falava com toda a gente, quer em particular, quer publicamente, a discursar para multidões. Talvez por isso, fosse também reservado. Conta-se que se afastava muitas vezes das pessoas para se refugiar em alguma coisa. Escolhia o mar e os barcos de pesca dos seus amigos com frequência.
Um dia atrasou-se a chegar ao barco e os amigos já tinha saído. Tenho para mim que foi deliberado, e os amigos já tinham saído com o barco. Consta da história que foi ter com eles mesmo assim e que andou pelas águas até lá chegar. Os amigos ficaram assustados quando o viram ao longe. Nem compreendiam porque passava ele horas naquilo de andar sobre as águas ou de se refugiar nas montanhas sozinho e naquele caso até pensaram que era alguma assombração.

Não é isso que pensamos quando vemos uma onda do outro mundo a ser surfada?!
Provavelmente achariam loucura alguém enfrentar a natureza indómita, impondo-lhes as mãos como se expulsasse demónios, como naquele tempo se acreditava que ele fazia. Julgo que não devia ser isso. Talvez fosse mesmo uma forma de comunhão, de harmonia. De sentir a energia e a força do mar, de tudo o que fosse criado e evoluído, que como ele fizesse parte disto tudo a que chamamos natureza. Além disso, de aproveitar o que aprendeu com a tábua que o pai lhe fez em criança.
Conheciam-no, os amigos, por Jesus. Nome como outro qualquer naqueles tempos. Por causa de uma outra história que não vem ao caso, ficou conhecido como Cristo. Falava de liberdade, como se de surf toda a vida se tratasse. Diz-se que era um génio como houve poucos até hoje.
A parte de caminhar sobre as águas deve ser verdadeira. O resto também, mas não consta em lado nenhum além da minha imaginação. Todas as histórias são o que nos lembramos delas.

3. Não tenho datas nem locais para dar agora. O protagonista desta última parte somos todos, os que provavelmente estão a ler isto, e outros tantos que têm água salgada a correr-lhe nas veias. O tempo é sempre, e o local é em todo o lado.
Seja frente a uma praia de areia, seja num reef lindíssimo, seja numa ponta de rochas escarpadas, seja ao frio e vento com que se é protegido por um neoprene de quatro milímetros, seja num sítio paradisíaco de águas quentes em que apenas a soltura de uns calções chegam...

É um ritual quase religioso aquele que vivemos, sejamos gente santa, pecadora, sejamos ambos. Seja numa praia com nome de santo Amaro, Pedro ou Torpes, ou de formas geográficas de Cabedelos, Barras, North Shore’s ou Baías de qualquer coisa ou mesmo outros topónimos de que nem se saiba de onde vêm.
Sejamos gente que acredita em tudo ou em nada. Sejamos amarelos de pele, castanhos ou mais escuros ainda, tenhamos olhos azuis, verdes ou outra coisa qualquer, não interessa muito. É da água e da energia dela que estamos a falar.

Em qualquer lugar do mundo, em qualquer hora que seja que haja um pico com ondas, lá está em adoração a qualquer energia e modo de viver a vida, um deles, desses tais de quem tu fazes parte, que caminham sobre as águas.
Gente que tem de comum apenas a paixão pelo mar, pelo sabor de impor as mãos, sem impor absolutamente nada, na parede da onda enquanto a corre de sorriso aberto, de parte a parte. Sorri o mar, sorrimos nós.

É igual em todo o lado. Chegar à praia, ver o mar. Sentir as ondas a quebrar à frente do rosto, no próprio rosto. Alongar os músculos ou nem isso. Fechar o fato e prender o leash à perna. Pegar na tábua, dar-lhe um beijo e seguir para a água. É só o primeiro contacto com o frio que custa, mas que nos faz sentir mais vivos que nunca. Remar.

Chega-se lá fora, para lá da rebentação e sentas-te na prancha, contemplas tranquilo o pico. O sal entranha-se em ti devagar, a condimentar a liberdade, a fragilidade e a força dela, e de tudo o que somos, tudo ao mesmo tempo. A linha é ténue entre a força e a fragilidade. Somos fortes, mas somos pequenos com uma parede de água defronte. Essa linha é umas vezes bem definida, outras imperceptível, como a  que divide o céu e o mar para onde se olha enquanto se espera. Céu e terra, quase como se de duas metades se tratassem de um só, pleno e inteiro, e é por isso que entre a dúvida de se arriscar ou não, se arrisca sempre.

Sente-se o vento, a corrente, a forma do fundo que compõe a escultura e o corpo às ondas. Fica-se embalado numa dança entre surfista e a prancha, fala-se uma outra linguagem que se testemunha assim que se volta a remar com tudo o que temos para dar. Sentes a prancha a ir, levantas-te. Viras o corpo e a tábua caminha contigo, vai contigo. Ganhas velocidade e nada há de artificial nisto. A energia é tua e do mar.

Há demasiada beleza nisto.

Quando caminhamos no mar, não interessa mais nada. Há qualquer coisa de eternidade, de estar fora do tempo e do espaço quando se dá uma surfada. São tudo formas de nos colocar perto do absoluto, seja lá isso o que for.
É por isso que o Nasser ia para o mar do nascer ao pôr do sol no Ramadão.  Deve ter sido por isso que o Cristo caminhou sobre as águas.

Deve ser por isto que há quem se levante de madrugada, deve ser por isso que de mãos a gelar se façam ao mar à procura de uma onda que se sabe prometida. Deve ser por isso que se aguenta o frio e o cansaço, que se leva com quilos de água em cima quando a coisa corre mal, que se aguenta a dor nas costas e se arrisca a golpes corpo fora. Deve ser por isso que se derretem os braços e as pernas de esforço até estarem moídos em nada e que depois de sair de água se enfrentam os olhares agasalhados de Inverno que não entendem o que anda aquele a fazer no mar.

É de facto difícil entender e explicar o que faz com que todos os dias alguém acorde a sorrir e se faça ao caminho só por saber que não há nada que possa ser mais glorioso que os segundos indizíveis de surfar uma onda, no mar de todos os santos...


Pedro A. Neto




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conheço Barcos...

Heading for the Pacific...